A matemática é o alfabeto com o qual DEUS escreveu o universo.

Pitágoras

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Poesia Matemática
Millôr Fernandes

Às folhas tantas do livro matemático
um Quociente apaixonou-se
um dia doidamente
por uma Incógnita.
Olhou-a com seu olhar inumerável
e viu-a do ápice à base
uma figura ímpar;
olhos rombóides, boca trapezóide,
corpo retangular, seios esferóides.
Fez de sua uma vida
paralela à dela
até que se encontraram no infinito.
"Quem és tu?", indagou ele
em ânsia radical.
"Sou a soma do quadrado dos catetos.
Mas pode me chamar de Hipotenusa".
E de falarem descobriram que eram
(o que em aritmética corresponde a almas irmãs)
primos entre si.
E assim se amaram
ao quadrado da velocidade da luz
numa sexta potenciação
traçando
ao sabor do momento
e da paixão
retas, curvas, círculos e linhas sinoidais
nos jardins da quarta dimensão.
Escandalizaram os ortodoxos das fórmulas euclidiana
e os exegetas do Universo Finito.
Romperam convenções newtonianas e pitagóricas.
E enfim resolveram se casar
constituir um lar,
mais que um lar,
um perpendicular.
Convidaram para padrinhos
o Poliedro e a Bissetriz.
E fizeram planos, equações e diagramas para o futuro
sonhando com uma felicidade
integral e diferencial.
E se casaram e tiveram uma secante e três cones
muito engraçadinhos.
E foram felizes
até aquele dia
em que tudo vira afinal monotonia.
Foi então que surgiu
O Máximo Divisor Comum
freqüentador de círculos concêntricos,
viciosos.
Ofereceu-lhe, a ela,
uma grandeza absoluta
e reduziu-a a um denominador comum.
Ele, Quociente, percebeu
que com ela não formava mais um todo,
uma unidade.
Era o triângulo,
tanto chamado amoroso.
Desse problema ela era uma fração,
a mais ordinária.
Mas foi então que Einstein descobriu a Relatividade
e tudo que era espúrio passou a ser
moralidade
como aliás em qualquer sociedade.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Trabalhando com a Matemática

Atividade 1: Vamos medir o maior comprimento de uma folha de papel A4. Para tanto, utilizaremos diferentes unidades de medida.
Preparação para a atividade: Devem ser levados pedaços de lã ou fitas coloridas previamente cortadas, por exemplo, da seguinte maneira:
Fita vermelha com comprimento igual ao da folha A4
Fita azul com metade do comprimento da folha A4
Fita amarela com cerca de 1/3 do comprimento da folha A4
Fita laranja com o dobro do comprimento da folha A4
Fita rosa de qualquer tamanho (importante não ser metade nem 1/3) menor que o comprimento da folha A4
Fita lilás de qualquer tamanho (importante não ser dobro) maior que o comprimento da folha A4.
a) Divida sua turma em grupos com 6 pessoas cada e dê ao grupo um kit de fitas completo. Peça que eles meçam a folha A4 e registrem por escrito os resultados encontrados, justificando-os.
b) Complete coletivamente (no quadro) a tabela abaixo a partir dos resultados obtidos no item
Grupo 1 Grupo 2 Grupo 3 Grupo 4 Grupo 5 Grupo 6
Fita vermelha
Fita azul
Fita amarela
Fita laranja
Fita rosa
Fita lilás
c) O que ocorreu quando a folha foi medida com a fita lilás? Justifique.
Obs:
· É importante discutir nesta atividade o que acontece com as medições encontradas por fitas de mesma cor observando os diferentes registros encontrados pelos grupos e visualizados conjuntamente na tabela acima.
· Podem surgir resultados diferentes expressos como números decimais ou fracionários principalmente para aquelas fitas que foram intencionalmente planejadas para que não coubessem um número inteiro de vezes na folha de papel. Explore essa diversidade, destacando que não há uma medida exata (certo ou errado), salvo resultados absolutamente discrepantes dos demais encontrados.


Atividade2:
Use uma régua graduada em centímetros, para desenhar um segmento de 5 cm de comprimento. Use o espaço abaixo.
A seguir, divida este segmento em 10 partes iguais.


Atividade 3:
Use o jornal para construir um quadrado de lados 1m. Este quadrado é a unidade de área conhecida como m2 (metro quadrado).
(a) Use esta unidade de área para medir a área do chão da sala de aula.
(b) Ainda usando jornal, construa meio metro quadrado (1/2 m2 ou 0,5 m2)


Estas atividades foram retiradas do material trabalhado no Pró-Letramento.